Notícias

Bernardo Sayão dá exemplo ao Centro: “renascendo”, lembra o Sindilojas-GO

Primeiro polo confeccionista de Goiânia, avenida começa a superar o ostracismo após investimentos do setor produtivo e revitalização reivindicada pelos lojistas

24 de outubro de 2023

bernardo sayao


Ressurgindo gradativamente das cinzas, a Avenida Bernardo Sayão pode servir de modelo para inspirar a revitalização do Centro de Goiânia. É o que avalia o Sindilojas-GO ressaltando que, para reverter a decadência do bairro, a principal resposta tem de vir do poder público, com ações práticas e imediatas.

Novo calçamento, mais estruturas de acessibilidade, criação de estacionamentos públicos, modernização da iluminação nos postes, revitalização do paisagismo das ruas e avenidas, e aumento da oferta de linhas de transporte público são algumas das reivindicações dos lojistas do Setor Central. Se atendidas, darão vida nova ao Centro, pontua o Sindilojas-GO.

"Se a gente olhar para a Bernardo Sayão, vamos ver que ações até mais simples, como a logística feita no trânsito para que ônibus de turismo voltassem a circular por lá, estão ajudando a trazer de volta os consumidores. Pouco a pouco, isso tem movimentado de novo o comércio local", comenta o presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta. Ele tem acompanhado o renascimento da Bernardo Sayão.

Um dos polos confeccionistas mais famosos do Brasil nos anos de 1990, a Avenida Bernardo Sayão representou para Goiânia naquela época o que simboliza hoje a região da 44. Na década de 2000, a Bernardo Sayão começou a sentir efeitos da especulação imobiliária, que provocou uma escalada nos preços dos aluguéis de imóveis comerciais, desencorajando os empresários.

Segundo o presidente do Sindilojas-GO, esse fator, aliado ao avanço do e-commerce, à falta de rede hoteleira para atender os consumidores de fora da capital e à estrutura viária imprópria para os ônibus fretados que circulavam na região, foram minando o potencial econômico da Bernardo Sayão. "Ou revitalizava a avenida ou ela desaparecia de vez", diz Cristiano Caixeta.

Em 2017, a Prefeitura de Goiânia anunciou obras de revitalização da Bernardo Sayão. Naquele ano, a avenida chegou a ter 40% de seus 2,2 mil pontos comerciais fechados, conforme informou à época a Associação Comercial e Industrial da Bernardo Sayão e Região.

"O cenário hoje lá, com mais vagas na rede hoteleira, as fachadas das lojas renovadas, é diferente: o comércio vem aquecendo de novo, dando mais confiança aos lojistas que têm empreendimentos na Bernardo Sayão", observa o presidente do Sindilojas-GO. Cristiano conclui que, mesmo com providências tomadas pelos empresários, como essas, a retomada do Centro de Goiânia só vai se efetivar se o bairro receber uma revitalização feita pelo poder público, a exemplo da Bernardo Sayão.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Sindilojas-GO - Foto: Reprodução/Internet

Receba novidades

Informe seu e-mail para receber novidades e ficar por dentro de tudo.