Notícias

Energia e educação puxam alta da inflação em fevereiro

CNC destaca impacto pontual no IPCA-15 e alerta para controle fiscal

05 de março de 2025

inflacao
Apesar da aceleração, a média dos núcleos de inflação recuou para 0,62% em fevereiro, ante 0,68% em janeiro - Arte: CNC


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) registrou alta de 1,23% em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado superou a taxa de 0,11% de janeiro, mas ficou abaixo da expectativa do mercado, de 1,36%. O avanço foi impulsionado pela energia elétrica residencial (16,33%) e pela educação (4,78%), que juntas representaram 67% do aumento.

A alta na energia reflete a recomposição de preços após a queda de 15,46% em janeiro, devido ao Bônus de Itaipu. Já o grupo de educação segue um comportamento sazonal, com o reajuste anual das mensalidades concentrado em fevereiro. O grupo de transportes também pressionou a inflação, com ônibus urbanos subindo 5,20%.

Apesar da aceleração, a média dos núcleos de inflação, que exclui itens voláteis, recuou para 0,62% em fevereiro, ante 0,68% em janeiro. Para março, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta aumento de 0,35% no IPCA-15.

“O cenário da inflação para o País em 2025 segue desafiador. Medidas eficazes de controle fiscal serão essenciais para equilibrar a economia e conter pressões inflacionárias ao longo do ano”, alerta o economista da CNC, João Vitor Gonçalves.

Confira aqui a análise completa.

Fonte: CNC

Receba novidades

Informe seu e-mail para receber novidades e ficar por dentro de tudo.