Fecomércio e Sebrae fortalecem sindicatos com capacitação em transformação digital
Treinamento orientou os sindicatos sobre estratégias de marketing digital e a utilização de plataformas digitais para ampliar o alcance de suas ações
07 de abril de 2025
Conveniadas, a Fecomércio e o Sebrae Goiás promoverão vários treinamentos ao longo do ano para lideranças sindicais - Foto: Silvio Simões
No dia 2 de abril, dirigentes de sindicatos filiados, executivos e gestores participaram da Capacitação Sindical em Transformação Digital. A iniciativa faz parte do convênio firmado entre a Fecomércio e o Sebrae Goiás, promovendo uma série de treinamentos ao longo do ano para lideranças sindicais, e que estão dentro do escopo da iniciativa Comércio Forte, Sindicato Forte.
O evento foi realizado no auditório da Federação e contou com a presença dos gestores do programa, Gleice Kelly Melo, representando o Sebrae; o vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindinformática, Marco César Chaul; e o superintendente da entidade, Fabrício Borges Pessoa.
A capacitação teve como foco orientar os sindicatos sobre estratégias de marketing digital e a utilização de plataformas digitais para ampliar o alcance de suas ações. Para o superintendente, a parceria com o Sebrae chega ao terceiro ano com resultados positivos, incluindo reconhecimento nacional. “Tivemos um excelente resultado no ano passado, inclusive com algumas premiações em nível nacional junto à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e pretendemos dar continuidade”, afirmou.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Apoio Sindical (NAS), Orlando de Souza Santos, as entidades darão continuidade ao desenvolvimento da trilha da Jornada Atena, utilizando a metodologia criada pela CNC. “Estamos cada vez mais propiciando conhecimento aos sindicatos nas áreas de gestão sindical, tecnologia, relacionamento, enfim, fortalecendo os sindicatos e, por consequência, as empresas por eles representadas”.
A primeira palestra do evento foi conduzida pela consultora do Sebrae Goiás, Daniela Braun, que enfatizou a importância da comunicação eficaz, com atendimento rápido e transparente.
Segundo Braun, estratégias digitais bem estruturadas aumentam o engajamento dos associados, fortalecem a credibilidade e ampliam a presença dos sindicatos no mercado.
Um exemplo bem-sucedido foi apresentado pelo presidente do Sindicato de Bares, Restaurantes e Similares de Goiânia (Sindibares), Newton Pereira. Ele destacou como a adoção de ferramentas digitais melhorou a comunicação do sindicato, proporcionando informações ágeis e eficientes aos filiados. “Conseguimos com isso manter nossos associados informados com agilidade, por meio dos canais de comunicação que temos, e o resultado é que todos conseguem acompanhar o que o Sindibares tem feito para garantir as melhores condições de trabalho para os filiados. Quem não se posiciona perde espaço.”
Marco César Chaul também ressaltou a necessidade de fortalecer a maturidade digital dos sindicatos da Fecomércio. Ele lembrou que a entidade, junto à Faeg, assumiu a coordenação do Pacto Goiás pela Inovação, que visa preparar empresas para missões internacionais e oportunidades de negócios no exterior.
Fonte: Fecomércio-GO (com informações do Sebrae)