Notícias

Lojas do comércio empregam 22% dos trabalhadores formais em Goiás

Atividade exercida pelos comerciantes é fundamental para fazer o elo entre a indústria e o consumidor final, sinaliza o presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta

16 de julho de 2024

comerciante


O varejo goiano comemora nesta terça (16) o Dia do Comerciante, uma das profissões mais antigas do mundo, relatada em livros como sendo um ofício milenar. Os comerciantes representam uma parcela significativa do setor produtivo em Goiás, onde eles empregam 22% de todos os trabalhadores ativos com carteira assinada, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta observa que a atividade exercida pelos comerciantes é fundamental para fazer o elo entre a indústria e o consumidor final. Nesse caminho, pontua o dirigente, os empresários do comércio contribuem também para gerar arrecadação tributária, o que volta para a sociedade em forma de benefícios que têm de ser entregues pelo poder público.

"Os comerciantes são um importante pilar da economia do Brasil e de Goiás. No equilíbrio entre redes varejistas, franquias e lojas independentes, o comércio alcança um público de milhões de pessoas nas capitais, no interior, em grandes centros consumidores e nos bairros também", ressalta Cristiano Caixeta.

Aos 23 anos de idade, em 2020, Douglas Pires trocou a profissão de farmacêutico pelo ofício de comerciante. Agora, passados quatro anos de sua escolha, ele garante que não se arrepende da decisão que tomou. "Não foi fácil porque eu não tinha noção do que iria enfrentar, mas Deus abençoou, os clientes chegaram, a loja prosperou e hoje temos planos de abrir novas lojas em Goiânia", conta Douglas, proprietário de uma loja de acessórios de celular e informática no Setor Nova Suíça. "Eu amo ser comerciante", finaliza o empreendedor.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Sindilojas-GO - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Receba novidades

Informe seu e-mail para receber novidades e ficar por dentro de tudo.