Se tornar empreendedor exige mudança de cultura
Para ser uma marca forte é preciso aprender novos processos de gestão e ter atitudes empreendedoras. A especialista em gestão empresarial e diretora da SPIA, Fernanda Fleury, diz que uma das causas da mortalidade das empresas é a falta de preparo para a mudança de cultura na forma de trabalhar, já que o trabalho e a responsabilidade aumentam. A mudança é tanta que muitos empreendedores desistem antes mesmo que o negócio “vingue”. De cada quatro empresas abertas no Brasil, uma fecha antes de completar dois anos no mercado.
Para Fernanda, muitos empreendedores iniciantes cometem erros graves na ânsia de buscar uma ocupação e topam entrar em qualquer negócio em busca de renda. “Muita gente pensa que abrir um negócio é só uma questão de montar algo para ganhar dinheiro. Quem empreende, tem que ter um propósito claro e passar isso para seu produto ou serviço. A empresa tem que nascer já com uma missão”, alerta.
Segundo a consultora, três fatores causam a morte do empreendedorismo: ausência de planejamento prévio e de conhecimento sobre gestão empresarial e comportamento empreendedor falho. Ela dá dicas para quem está abrindo um negócio: ter muita disciplina nas atividades diárias, até para acordar; organizar bem a contabilidade; aprender a trabalhar em horário flexível; conhecer bem seu produto; ter um atendimento online ágil, principalmente nas redes sociais; e ser simpático.
Via O Popular