Sindilojas-GO treina equipes de vendas em 70 cidades goianas
Iniciativa, uma das maiores do tipo entre sindicatos patronais, passa por todas as regiões do estado
05 de setembro de 2024
Ciclo de palestras foi iniciado em Goiânia, em julho de 2023
Quase 4 mil empregados das lojas do comércio varejista em Goiás já foram qualificados na palestra Vendedor 4.0. Conecte-se: Encantando clientes em uma nova era de vendas, oferecida gratuitamente pelo Sindilojas-GO em cerca de 70 municípios, de norte a sul do estado. É um dos maiores programas de treinamento itinerante já realizados em Goiás por um sindicato patronal.
Desde julho de 2023, quando foi implementada, a palestra Vendedor 4.0 capacitou comerciários em todo o território goiano. Já passou por cidades como:
- Goiânia;
- Aparecida de Goiânia;
- Trindade;
- Cristalina;
- Itapaci;
- Formosa;
- Luziânia;
- Niquelândia;
- e Chapadão do Céu, por exemplo, onde mais de 200 profissionais foram treinados na edição mais recente do programa.
Iporá, Alto Horizonte e Mara Rosa são alguns dos próximos destinos da palestra, que é ministrada pelos treinadores Marcelo Rocha e Júlio César.
Marcelo Rocha e Júlio César foram escalados pelo Sindilojas-GO para ministrar as palestras
Ensinando técnicas de atendimento, fidelização e pós-venda, para dar suporte ao consumidor nas lojas, e boas práticas de postura profissional, como relacionamento interpessoal e atitudes proativas nas empresas, a iniciativa do Sindilojas-GO envolve uma complexa operação logística para atender as empresas.
A necessidade de qualificação das equipes, sobretudo de vendas, é urgente, conforme argumenta o presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta.
“Com o treinamento, as equipes ficam preparadas para atender o consumidor com mais agilidade e eficiência, sem perder aquela pessoalidade que cativa os clientes.”
Recurso para reter talentos
Cristiano explica que o programa de palestras busca fortalecer as equipes de colaboradores das lojas de rua, shoppings centers e de galerias comerciais. Segundo ele, o treinamento se torna também um recurso valioso para as empresas reterem seus talentos, considerando a baixa procura por emprego formal registrada no comércio e nos demais segmentos do setor produtivo nos últimos anos.
“Essa dificuldade não é exclusiva do comércio varejista; o setor produtivo, em geral, tem visto a procura pelo emprego formal recuar nos últimos anos. A saída que nós temos, enquanto empresários, é tentar reter os talentos ‘pratas da casa’ investindo, inclusive, em capacitação, que se torna um diferencial para os próprios currículos desses profissionais já efetivados”, completa o dirigente.
Presidente Cristiano Caixeta: "Investimento na melhoria do atendimento ao consumidor"
Projeção de vagas temporárias
O presidente do Sindilojas-GO acentua que o treinamento é uma vantagem ainda para os trabalhadores temporários, vez que a taxa de efetivação, quando o candidato mostra preparo para o cargo, chega a 80%. Qualquer pessoa que procura emprego no comércio pode participar das palestras. Por isso, em muitas ocasiões, elas ocorrem em espaços públicos, como auditórios de Câmaras Municipais.
E o momento é propício para quem busca trabalho no comércio. Mais de 5 mil vagas temporárias devem ser abertas no varejo em Goiás a partir de outubro até o final do ano, segundo projeta o Sindilojas-GO, que prevê um aumento na oferta de 11% em relação a 2023. São vagas para vendedor, operador de caixa, balconista, atendente, estoquista e empacotador, entre outras.
A próxima palestra agendada para Goiânia ocorrerá na 2ª quinzena de outubro, na sede do Sindilojas-GO. Detalhes sobre a data, o horário e as inscrições serão divulgados em breve.
Palestra em Chapadão do Céu teve casa cheia e participantes entusiasmados
Empresas do comércio varejista interessadas em levar a palestra para as suas cidades podem tratar com o Sindilojas-GO pelo telefone (62) 3541-3054.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Sindilojas-GO - Fotos: Divulgação